Você sabe o que é diabetes? Ele consiste em uma doença que está relacionada aos níveis de açúcar no sangue e que, de acordo com a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, atinge cerca de 8,9% da população brasileira. Confira abaixo pontos essenciais sobre os diabetes!

O que é o diabetes?

O diabetes é uma doença crônica que faz com que a insulina (substância responsável pela metabolização da glicose) não seja absorvida da forma adequada ou com que o corpo não produza esse hormônio na quantidade correta. Diante desses quadros, a glicose não é metabolizada adequadamente, ou seja, não é transformada em energia e aproveitada pelas células, ficando em excesso na corrente sanguínea. 

Essa enfermidade geralmente se manifesta por meio de sede e fome excessiva, vontade frequente de urinar, emagrecimento, e infecções fúngicas na pele e nas unhas, no entanto, pode apresentar sintomas diferentes dependendo do tipo da doença.

Entenda os tipos de diabetes

Agora que você já sabe o que é o diabetes, vale entender os tipos da doença: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes gestacional e diabetes associada à outras patologias. 

O diabetes tipo 1 é quando o pâncreas não tem capacidade de produzir insulina. Vale destacar que essa doença é genética e não pode ser adquirida.
 
Já o diabetes tipo 2 pode ser desenvolvido ao longo da vida e pode estar relacionado a maus hábitos. Nesse tipo da doença há a possibilidade do corpo resistir aos efeitos da insulina ou não produzi-las de forma suficiente, o que pode proporcionar a desestabilização do nível de glicose.

O diabetes gestacional geralmente se desenvolve próximo do 3° trimestre de gravidez, devido a uma resistência à insulina provocada pelos hormônios
da gestação. Enquanto isso, os diabetes associados a outras patologias podem ser decorrentes de defeitos genéticos, doenças do pâncreas ou pelo consumo de substâncias químicas, como diuréticos e corticoides. 

Principais complicações do diabetes

O diabetes pode trazer complicações, as principais são: lesões na retina, alterações nos vasos sanguíneos dos rins, surgimento de grandes infecções e um problema conhecido como pé diabético, que ocorre quando uma área machucada dos pés pode vir a desenvolver uma úlcera. Vale destacar que esse último quadro pode levar à amputação do membro afetado. 

Como evitar

Entender o que é o diabetes é essencial para evitar as causas desse problema.

E  melhor forma de ficar longe dele é mantendo hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, o não tabagismo e a adoção de uma alimentação equilibrada. Além disso, é essencial realizar consultas frequentes junto à um nutricionista para adequar a dieta e efetuar check-ups anuais para garantir a manutenção da saúde.

Em Ribeirão Preto, você pode encontrar os profissionais na saúde certos naTibiriçá, mais nova clínica popular da região, que oferece consultas com mais de 10 especialidades sem cobrar mensalidades e com preços que cabem no seu bolso. 

Marque já a sua consulta!

RECEBA NOVIDADES