A angiologia, conhecida simplesmente como vascular, é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos, como varizes, aneurismas e obstruções arteriais. Essas estruturas são fundamentais para o bom funcionamento geral do organismo. Os vasos sanguíneos transportam o sangue para todos os tecidos, órgãos e membros do corpo, e assim abastecem o corpo com oxigênio e nutrientes necessários para a sobrevivência.
Já o sistema linfático atua especialmente na área imunológica, e a linfa — nome do líquido orgânico presente — é um derivado do sangue composto por proteínas, lipídios e glóbulos brancos, que são as células de defesa.
Desse modo, o angiologista é o especialista que vai detectar e tratar doenças circulatórias ainda na fase inicial, além de aplicar determinadas medidas de prevenção - como alimentação e hábitos de vida mais saudáveis - para assim evitar a necessidade de intervenções cirúrgicas.
A importância de procurar esse médico gira em torno da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do sistema circulatório e linfático que podem afetar a sua vida de forma muito negativa. Dessa forma, é possível receber recomendações de cuidados diários e diminuir os riscos de complicações para quem sofre com problemas vasculares, como amputações, ulcerações, ferimentos que não cicatrizam, danos cerebrais e em outros órgãos vitais.
Na maioria das vezes, as doenças vasculares são silenciosas, detectadas apenas em um estágio mais avançado. Isso afeta o controle e tratamento do problema, além de gerar danos graves à saúde do paciente, o que pode levá-lo à morte.
Por isso, é importante que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível. Ao perceber qualquer sinal ou sintoma de doença vascular, procure um médico angiologista, especialmente se você já está perto da terceira idade — período em que essas patologias são mais frequentes.
As varizes correspondem a uma doença que acomete as veias responsáveis pelo transporte de sangue rico em gás carbônico, que vão dos órgãos e membros para o coração e pulmões. Essas estruturas são responsáveis pelo retorno sanguíneo e têm elevada elasticidade para cumprir essa função.
O aneurisma também corresponde a uma dilatação, mas ao contrário das varizes essa doença acomete as artérias — estrutura responsável por transportar o sangue rico em oxigênio para os tecidos. Essa condição é desencadeada por fatores de risco como a hipertensão arterial, e a sua principal complicação é o rompimento do vaso, que pode acontecer no cérebro e na aorta, por exemplo.
A vasculite consiste em uma inflamação dos vasos que acomete tanto as veias como as artérias, o que interfere na função dessas estruturas e diminui a velocidade do transporte sanguíneo. Dependendo da região em que ocorre, principalmente quando o problema está em órgãos vitais, ela pode desencadear consequências graves para a saúde.
Decorrente do acúmulo de placas de gordura nos vasos do sistema circulatório, a aterosclerose é uma doença que evolui progressivamente e provoca a obstrução da passagem sanguínea, o que pode levar o paciente a óbito. É dessa condição, inclusive, que costumam ocorrer os infartos, doença caracterizada pelo rompimento da artéria coronária, vaso que leva sangue ao músculo cardíaco.
Entre as consequências do AVC estão as dificuldades em se movimentar e falar, a paralisia de um lado do corpo e os diversos outros sintomas que afetam o paciente.