As úlceras são feridas que podem aparecer em qualquer parte do organismo, como na pele – por muitos dias acamado - e no cólon (colite ulcerativa). Quando se fala em úlcera, quase sempre as pessoas se referem às úlceras pépticas, ou seja, as úlceras gástricas que surgem no estômago. As úlceras do duodeno, localizadas na junção do estômago com o intestino delgado e do esôfago, são mais raras.
Os ácidos estomacais, especialmente o clorídrico, são muito fortes e geralmente só começam a agir em contato com a comida. Porém, em alguns casos o clorídrico pode se proliferar e corroer a parede do estômago.
Causas
As causas podem ser inúmeras, porém, as mais comuns correspondem ao histórico familiar, à bactéria Helicobacter pylori, ao ácido acetilsalicílico, ao uso de anti-inflamatórios e ao estresse.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito pela endoscopia, exame realizado sob sedação que permite visualizar diretamente o esôfago, o estômago e o duodeno. Raios X e a análise dos ácidos gástricos são métodos úteis em certos casos, mas pouco utilizados atualmente.
Sintomas
Os sintomas de úlceras podem ser bem desconfortáveis. Por esse motivo, assim que os sentirmos devemos realizar uma consulta para investigar as possíveis causas dos sintomas listados abaixo:
Tratamento
Para tratar as úlceras gástricas, é necessário que o paciente procure um médico. Essa medida possibilita a verificação do histórico médico e a investigação da causa das dores. O mais importante é não se automedicar. Serão ministrados medicamentos conforme a causa das dores que acometem o paciente, pois cada tipo de úlcera é tratada de uma determinada forma. Portanto, marque já uma consulta no Gastroenterologista aqui da Clínica Tibiriçá. Possuímos agendamento pelo WhatsApp de forma fácil, rápida e sem burocracia.