A mastigação correta afeta diretamente a digestão do alimento, pois o ato de triturar a comida pelos dentes está diretamente ligado às funções digestivas do nosso organismo.
É muito comum não prestarmos atenção à mastigação, porém, precisamos rever isso. Mastigar é a fase inicial do processo de digestão e, quando não o fazemos corretamente, ficamos sujeitos ao desenvolvimento de azias, à sonolência após a refeição e até ao surgimento de problemas digestivos. O ato de morder e triturar o alimento, o qual constitui um ato fisiológico e complexo, envolve atividades neuromusculares e digestivas. Com relação a esta função destaca-se a saliva, que é gerada durante a trituração dos alimentos e facilita a ação das enzimas digestivas do estômago e principalmente do pâncreas.
Existe forma certa para mastigar?
Mastigar é um hábito que praticamos desde crianças, e que é de suma importância para nossa refeição. Esse processo requer a nossa atenção, pois alimentos que possuem proteínas necessitam de mais movimentos para a execução da mastigação, diferente de legumes e verduras, que são mais macios e de fácil trituração. O equilíbrio da função mastigatória é alcançado quando o alimento é alternado em ambos os lados da boca, intercalando, assim, o período de trabalho e de repouso. Mastigar somente de um lado pode comprometer a assimetria funcional dos músculos da mandíbula e provocar até mesmo dores.
Digestão
A digestão ajuda na diminuição de mal-estar, azia, constipação, refluxo e outras complicações no aparelho digestivo. Uma boa digestão também está associada a uma melhor absorção dos nutrientes ingeridos durante a alimentação. Quando melhoramos essa absorção de nutrientes, quase que instantaneamente apresentamos melhoras na pele, no cabelo, na disposição, na energia e no bom humor.
Dicas para uma boa mastigação