A chegada da primavera deixa as cidades mais floridas e os dias mais quentes. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que a estação também provoca o aumento de uma série de enfermidades que afetam especialmente os pequenos. Confira abaixo as principais doenças que afetam crianças nesse período, além de métodos para evitá-las.
Rinite
A rinite é uma inflamação nas mucosas das cavidades nasais que pode ser causada por uma série de alérgenos, entre eles poeira, ácaro e pólen – o que faz com que a doença seja muito frequente durante a primavera. Os sintomas mais comuns são: irritação e coceira no nariz, secreção nasal, além de espirros.
O tratamento do quadro é realizado com o uso de medicamentos específicos que devem ser receitados por um pediatra e pela eliminação do agente causador. Já o segredo para deixar seu filho longe da rinite é manter os ambientes limpos e arejados, evitando o contato com alérgenos.
Catapora
Você com certeza já deve ter ouvido falar ou até sofrido com a famosa catapora. Caracterizada pelo surgimento de bolhas vermelhas na pele, febre e coceira, a doença é causada por um vírus altamente contagioso que pode ser transmitido pelo ar ou durante o contato com as feridas.
A varicela – como também é conhecida a doença – afeta geralmente crianças de até 10 anos e pode ser prevenida a partir da vacinação, fazendo parte do Calendário Nacional de Vacinação Infantil.
Não existem formas de combater o vírus da catapora, dessa forma, o tratamento visa amenizar os sintomas. A partir disso, o pediatra pode indicar medicamentos para eliminar a febre e diminuir a coceira e as dores no corpo.
Asma
Assim como os quadros de rinite, as crises de asma são ocasionadas por alguns agentes irritantes, como pó, perfumes fortes e odor de cigarro. Vale destacar que a asma é uma inflamação crônica das vias aéreas e que o pulmão das pessoas que vivem com essa doença apresenta brônquios mais sensíveis e inflamados. Os sintomas desse problema incluem tosse sem produção de muco e dificuldade para respirar.
O tratamento medicamentoso pode ser voltado para combater a crise e também para preveni-las, por isso é importante apostar no acompanhamento médico. Outras formas de evitar agravamentos é manter os ambientes limpos e cuidar da saúde em geral.
Roséola
Uma das doenças que afetam crianças durante a primavera é a roséola. Ela consiste em uma infecção viral que provoca febre alta seguida de erupções cutâneas, e é comum entre pequenos de 6 meses a 3 anos.
Como não existe vacina para prevenir a doença, o ideal para evitar o quadro é garantir que seu filho não tenha contato com pessoas infectadas. O tratamento inclui repouso, consumo de água e uso de medicamentos para amenizar a febre ou combater o vírus.
Conjuntivite
A conjuntivite é mais uma das doenças que afetam crianças durante a primavera. Ela consiste em uma inflamação que provoca irritação e vermelhidão nos olhos, além de intolerância à luz e lacrimejamento.
A enfermidade pode ser alérgica (causada por pólen, ácaro ou pó) ou infecciosa, causada por bactérias ou vírus – nesse caso, a doença se torna contagiosa podendo ser transmitida através de objetos contaminados. Dessa forma, para evita-la é importante ficar longe de pessoas contaminadas e manter ambientes limpos. Já o tratamento é realizado de acordo com o agente causador.
Em caso de suspeita de qualquer uma das doenças, é importante procurar um pediatra para que ele possa indicar o melhor tratamento, além de formas de evitar essas doenças que afetam crianças.
Marque uma consulta com nossos especialistas e garanta uma boa saúde para seu filho pagando pouco.