O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de suas células, que passam a se dividir descontroladamente. A doença provoca o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários.
A luta contra o câncer de mama
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama causa aproximadamente 1,38 milhões de novos casos por ano, além de 458 mil mortes provocadas anualmente pela doença. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde atualmente por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Tal doença também acomete os homens, porém em situações mais raras, o que representa menos de 1% do total de casos da doença, aponta o Ministério da Saúde.
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos. Acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Quais são os sintomas do câncer de mama?
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de nódulo na região da mama ou axila, geralmente indolor, duro e irregular. Por isso, a realização do autoexame é crucial. Outros sinais de câncer de mama são:
· Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
· Retração cutânea; · Dor; · Inversão do mamilo;
· Hiperemia; · Descamação ou ulceração do mamilo;
· Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
Se sentir algum dos sintomas supracitados após a realização do autoexame, procure uma avaliação médica especializada para um diagnóstico preciso.