O médico geriatra se especializou no cuidado com pessoas idosas, o que o permite cuidar e promover a saúde e o bem-estar nos estágios mais avançados da idade, além de oferecer o tratamento, reabilitação e até mesmo cuidados paliativos.
Da mesma forma que um médico clínico deve acompanhar a saúde de adultos e jovens adultos ao longo da vida, o médico geriatra deve acompanhar a saúde e o envelhecer do idoso.
Além de realizar o acompanhamento, o médico geriatra deve ser procurado em casos de doenças como demência, depressão, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, tonturas, incontinência urinária, tendências a quedas, fragilidade e polifarmácia - ou seja, o médico geriatra é o ideal para ajudar o paciente a controlar a ingestão de vários medicamentos.
Demência
Avaliação de queda
Fragilidade
Incontinência urinária
Tontura
Osteoporose
Hipertensão arterial
Diabetes
Alteração do humor (transtorno depressivo, transtorno de ansiedade)
Alteração do sono
Avaliação de polifarmácia
Os exames mais solicitados são de acordo com a hipótese diagnóstica do idoso, desde exames laboratoriais simples como hemograma, função tireoidiana, função hepática, função renal, perfil lipídico, perfil glicêmico, vitaminas e eletrólitos, até a necessidade de exames de imagens mais complexos, como tomografias computadorizadas e ressonância magnética nuclear.