A doença arterial coronariana corresponde à obstrução das artérias coronárias que não permitem que o sangue transpasse a parte do músculo do coração. As artérias coronárias podem ser obstruídas por placas de gordura que vão se depositando em seu interior. Esse processo é denominado aterosclerose. Causando isquemia miocárdica, a circulação ruim pelo músculo cardíaco é decorrente da obstrução da coronária. A isquemia cessa com a suspensão da atividade física que desencadeou a angina e retorna a um patamar de atividade cardíaca mais baixa ou com uso de nitroglicerina sublingual, que dilata as artérias coronárias e diminui o trabalho cardíaco.
O que pode aumentar a dor?
O esforço físico ou a emoção podem desencadear a dor. Porém, outros fatores que possam gerar problemas cardíacos não podem ser descartados.
O que pode ajudar a melhorar a dor?
A crise pode ser aliviada com o repouso. Em graus mais intensos, pode persistir por mais de 30 minutos, mas normalmente dura em média em torno de 10 a 15 minutos.
Fatores de risco
Alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolver essa doença, tais como:
- Histórico familiar de doença coronariana;
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Níveis elevados de gorduras no sangue, particularmente o colesterol.
Tratamento
O tratamento pode ser feito de duas formas, seja com os medicamentos ou por meio da cirurgia. O médico responsável tomará essa decisão com base no seu quadro clínico. Portanto, marque já uma consulta no Cardiologista aqui da Clínica Tibiriçá. Possuímos agendamento pelo WhatsApp de forma fácil, rápida e sem burocracia.