Pálpebras grudadas, vermelhidão ocular e sensação de estar com areia nos olhos. Reconheceu esses sintomas? Eles são típicos da conjuntivite, inflamação que acomete a conjuntiva - membrana que recobre a parte branca dos olhos. Além dos sintomas citados, a doença pode causar lacrimejamento, fotofobia e visão borrada, além de coceira e inchaço na região dos olhos. 

Tipos de conjuntivite

Apesar de ser uma doença muito comum, poucas pessoas têm o conhecimento de que a conjuntivite pode ser provocada por mais de um fator. Entre os principais tipos dessa inflamação estão: infecciosa, alérgica e tóxica. 

A conjuntivite infecciosa é considerada a mais comum. Ela pode ser causada por vírus ou bactérias, e é transmitida a partir do contato com objetos infectados com os agentes causadores. Vale destacar que esse quadro exige o afastamento de certas atividades para evitar a proliferação da enfermidade. 

O segundo tipo da doença é decorrente de alergias, principalmente as causadas por ácaro e pólen - por isso é tão comum durante a primavera. Esse quadro pode surgir associado a outras doenças, como rinite, asma e dermatite atópica.  

Já a conjuntivite tóxica é resultado do contato dos olhos com substâncias químicas, como shampoos, venenos agrícolas, inseticidas ou produtos de limpeza. 

Forma de prevenção

Para prevenir o quadro alérgico, é importante evitar o contato com os agentes causadores do problema, mantendo ambientes limpos e arejados. Já para prevenir o contato dos olhos com substâncias tóxicas, é imprescindível utilizar equipamentos de segurança durante o manuseio desses itens. 

Para afastar as conjuntivites infecciosas, vale evitar o contato com pessoas contaminadas e realizar a higienização das mãos frequentemente, para garantir que o agente causador não chegue aos olhos. 

Como é realizado o tratamento

O tratamento da conjuntivite é realizado de acordo com o agente causador da doença, por isso, é importante procurar um oftalmologista ao surgirem os primeiros sintomas, para que ele possa realizar exames e identificar o que desencadeou o quadro.

A conjuntivite viral não exige medicamento específico. No entanto, para tratar o quadro causado por bactérias, é recomendado o uso de colírios antibióticos. Vale destacar que esses medicamentos só devem ser prescritos por profissionais da saúde. 

Encontre oftalmologistas qualificados

Ao perceber os sintomas da conjuntivite é importante contar com oftalmologistas qualificados que possam garantir atendimento rápido, sem filas de espera. Em Ribeirão Preto, você pode encontrar tudo isso na Clínica Tibiriçá, que oferece consultas com profissionais da saúde por valores que cabem no seu bolso.Marque já a sua consulta!

RECEBA NOVIDADES