Você já deve ter ouvido falar sobre a Doença de Alzheimer, que afeta a memória e atinge pessoas com mais de 60 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a enfermidade é a forma mais comum de demência (conjunto de sintomas resultantes da perda de função cerebral), sendo responsável por de 60% a 70% dos casos. Saiba como identificar a Doença de Alzheimer e retardar sua progressão.

O que é a Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativa que não tem cura e nem apresenta causas exatas. Acredita-se que ela seja resultado da combinação de fatores genéticos e ambientais, que afetam o cérebro danificando e matando as células cerebrais.

Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do quadro estão a idade, uma vez que a doença é mais comum entre pessoas que atingiram os 65 anos. Além disso, o histórico familiar é um agravante. 

Como identificar a Doença de Alzheimer

A descoberta precoce da doença contribui com o tratamento, o que ajuda a evitar progressão da enfermidade, reduzindo a perda de memória e preservando a qualidade de vida do paciente. 

Infelizmente os primeiros sintomas não são percebidos com facilidade, uma vez podem ser confundidos com o processo natural do envelhecimento. Entre esses sinais estão perda de memória de fatos recentes, que pode ser observada por ações como repetição de perguntas e pelo esquecimento de eventos, e pequenas mudanças na personalidade. Falta de atenção, dificuldade para compreensão da linguagem e problemas de fala também estão entre os sintomas.

Conforme a Doença de Alzheimer vai progredindo, os sinais ficam mais aparentes provocando confusão para saber os dias da semana, dificuldade para tomar decisões e lidar com finanças, desinteresse por Hobbies e necessidade de auxílio para realizar atividades cotidianas.

Acompanhamento e tratamento

Para o diagnóstico adequado da doença, é essencial realizar consultas com um médico. Assim, ele poderá indicar os exames corretos e confirmar o quadro. Além disso, o especialista indicará o tratamento adequado, que abrange medicamentos e práticas que estimulam as funções cerebrais e melhoram a qualidade de vida. 

Se você mora em Ribeirão Preto e região, a Clínica Tibiriçá é o lugar certo para encontrar profissionais qualificados. Nela, você e seus familiares realizam consultas médicas por valores que cabem no bolso e com facilidades de pagamento.  Marque já a sua consulta! 

RECEBA NOVIDADES